NOTÍCIAS
 
COFIP ABC apoia Simpósio de Economia da Metodista

Mauá, agosto de 2017 – Debater a conjuntura econômica brasileira e seus impactos na economia regional é o foco do VIII Simpósio de Economia, que tem o apoio do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC). Iniciativa do curso de Ciências Econômicas e do Observatório Econômico da Universidade Metodista, o encontro será realizado nesta quarta-feira (23), a partir das 19h30, no Salão Nobre da instituição, em São Bernardo do Campo, SP. 

Para Sandro Maskio, coordenador do Observatório Econômico, o simpósio será oportunidade para a reflexão sobre o desenvolvimento regional, o atual cenário econômico brasileiro e, principalmente, as ações que estão sendo realizadas no campo do desenvolvimento econômico. “O encontro fomenta a discussão do ponto de vista regional. A ideia é ampliar as discussões e tornar mais transparentes as ações que estão sendo desenvolvidas na região com foco no desenvolvimento local diante do atual contexto econômico”, afirma o professor. 

Na ocasião, haverá palestras com secretários de desenvolvimento econômico da região, entre eles os titulares das Pastas de Santo André (Ailton Lima), Mauá (Ciomar Okabayashi) e Rio Grande da Serra (Gilvan Mendonça). Haverá também apresentação de Júlio Pires, professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP) e também membro do Conselho Regional de Econômica (Corecon SP). 

Aberto ao público, o VIII Simpósio de Economia é direcionado a estudantes, professores, empresários, gestores públicos e representantes de instituições da região.

VIII Simpósio de Economia
Data: 23 de agosto de 2017
Horário: das 19h30 às 21h50
Local: Salão Nobre da Universidade Metodista (rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo)
 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. 

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 10 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava –  que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br 

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ