NOTÍCIAS
 
PAM Capuava compartilha experiências no Congresso Bombeiro Brasil

Mauá, agosto de 2017 – O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) é extremamente vantajoso para as organizações, que podem se aprimorar nos temas prevenção e resposta à emergência e, assim, garantir maior credibilidade junto a órgãos certificadores e seguradoras. Esta foi a principal mensagem do PAM Capuava, do Polo Petroquímico do Grande ABC, no Congresso Bombeiro Brasil 2017, o principal fórum brasileiro de debate, formação e treinamento sobre incêndio, emergência e resgate. 

Organizado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o congresso reuniu profissionais das áreas de segurança, saúde no trabalho e atendimento à emergência de todo o Brasil, no Expo Center Norte, em São Paulo, de 16 a 18 de agosto, em programação paralela às feiras Expo Emergência e Expo Proteção. 

Em apresentação, Valdemar Conti e Anderson Cardoso, coordenador e membro ativo do PAM Capuava respectivamente, falaram sobre os benefícios da participação de empresas em planos de auxílio mútuo e compartilharam as experiências do PAM Capuava, a partir de indicadores de desempenho, como participação em reuniões; realização, participação e apresentação de simulados anuais; realização e participação em auditorias; realização de testes diários de eficiência do sistema de comunicação; informe de queda de balões etc. 

No evento, o público teve a oportunidade de conhecer as peculiaridades de diferentes PAMs do Brasil, de acordo com a estrutura de cada polo industrial ou conjunto de empresas. “Não há uma receita padrão para a criação de um PAM, mas é necessário respeitar algumas premissas básicas, como o envolvimento do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil”, destacou Conti. 

Segundo Cardoso, o Congresso Bombeiro Brasil contribui a cada ano para o compartilhamento de boas práticas ao integrar indústrias e corporações de bombeiros de todo País. “É de extrema importância para a constante formação técnica e capacitação nas áreas de prevenção e resposta a emergências”, avaliou. 

PAM – Por meio do PAM Capuava, uma empresa em situação de emergência pode recorrer ao apoio das outras, que liberam recursos humanos e materiais, como profissionais brigadistas, equipamentos e viaturas de combate a incêndio, para realizar a resposta à emergência. 

Para garantir eficiência, o PAM dispõe de sistema interno de comunicação digital, que é monitorado 24 horas por dia. Em situação de emergência, a empresa aciona o sistema para que as parceiras recebam o chamado e liberem as equipes de socorro. Vias internas bem sinalizadas, que interligam as diversas plantas industriais do Polo, permitem atuar com rapidez em casos de emergências. 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até distribuidoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. 

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim. 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava –  que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ