NOTÍCIAS
 
COFIP ABC coordena comitiva regional para visita à ASSECAMPE no RJ

Empresários e autoridades do ABC conhecerão o programa de segurança social APELL para a criação de modelo regional 

Mauá, setembro de 2017 – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) coordenará uma comitiva regional, que visitará a Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 22 de setembro. Na ocasião, empresários e autoridades do ABC conhecerão o programa de segurança social Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL), implantado há cerca de 15 anos na entidade fluminense. 

“Vivenciar uma experiência de campo é a finalidade desta visita, que representará o início da criação de um modelo regional do APELL. No ABC, o processo será implantado por uma comissão do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) e será exercido pelas entidades públicas responsáveis junto com as empresas”, conta Francisco Ruiz, gerente executivo do COFIP ABC. 

Durante a visita, empresários e autoridades do ABC acompanharão apresentações do Corpo de Bombeiros e da ASSECAMPE sobre a gestão do programa APELL, além de diversas oficinas que são oferecidas todos os sábados por funcionários de empresas associadas para voluntários, que são moradores do entorno. “As entidades públicas e o COFIP ABC terão oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre riscos tecnológicos, conhecendo as práticas em segurança social desenvolvida pela ASSECAMPE, que dispõe do único programa APELL totalmente implantado em um polo industrial, no Brasil”, afirma. 

Além de empresas associadas ao COFIP ABC, participarão representantes de instituições como Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, Ciesp Cubatão, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Defesa Civil de Santo André, Defesa Civil de São Paulo, 8º Grupamento de Bombeiros, Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), Secretaria de Segurança Pública de Mauá e Secretaria de Segurança Cidadã de Santo André. 

APELL – Lançado em 1988 sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, na sigla em inglês), o APELL envolve ações de gerenciamento de riscos desenvolvidas em cooperação por empresas, órgãos públicos e comunidades próximas às unidades industriais. O objetivo principal é intensificar a preparação da comunidade para eventuais situações de emergência, com enfoque em prevenção de acidentes. Além disso, o APELL prevê programas de formação cidadã e profissional, oferecidos pelas indústrias aos moradores do entorno. 

 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. 

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava –  que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ