NOTÍCIAS
 
Polo Petroquímico iniciará parada em razão da greve dos caminhoneiros

O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) informa que, em razão da greve dos profissionais de transporte de cargas, as empresas do complexo industrial precisarão iniciar uma parada das operações, a partir de segunda-feira, 28 de maio, por tempo indeterminado. 

Em consequência do bloqueio das rodovias, as empresas apresentam dificuldades com escoamento da produção e recebimento de matérias-primas.    

As empresas também estão preocupadas com as carretas de produtos químicos perigosos que se encontram em bloqueios em estradas do Estado de São Paulo. 

A parada refletirá drasticamente na economia da região, devido ao tempo que a greve pode durar e ao processo logístico das empresas, que pode levar semanas para retomar em sua totalidade. 

O COFIP ABC informa ainda que a parada temporária do complexo industrial será feita de acordo com as mais rigorosas normas internacionais de segurança da indústria petroquímica, que utiliza o acionamento de flare, um dispositivo de segurança, que queima gases contidos dentro da planta, protege o meio ambiente e a saúde das pessoas e garante a segurança nas áreas de produção.

 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 12 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br


 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ