NOTÍCIAS
 
COFIP ABC revisa planejamento estratégico para o Polo Petroquímico

Temas como equilíbrio ambiental, responsabilidade social e efetividade econômica 
pautaram o trabalho de revisão, realizado por lideranças das empresas associadas 

Mauá, julho de 2018 – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) revisou o seu planejamento estratégico, desenvolvido ao longo de 2016 com o objetivo de assegurar a sustentabilidade do complexo industrial em longo prazo. Temas como equilíbrio ambiental, responsabilidade social e efetividade econômica pautaram o trabalho de revisão, que foi realizado por lideranças das empresas associadas ao Comitê. 

De acordo com Francisco Ruiz, gerente executivo do COFIP ABC, o ciclo inicial do planejamento estratégico estabeleceu as condições necessárias para a entidade atuar em novos desafios, como ampliar a sua ação junto às comunidades do entorno do Polo. “Para tanto, conduzimos neste ano um processo de revisão estratégica com foco na definição de objetivos capazes de potencializar a geração de valor junto às comunidades e aos demais públicos”, conta Ruiz. 

A entidade conta agora com seis objetivos estratégicos: (1) sustentar elevados padrões de saúde, segurança e meio ambiente nas relações e operações, (2) fortalecer o relacionamento com a comunidade do entorno, (3) fortalecer a imagem do Polo junto aos públicos de interesse, (4) consolidar práticas de governança corporativa e compliance, (5) ampliar a captura de valor por meio de sinergia e (6) promover o crescimento sustentável do Comitê. 

Os novos objetivos irão direcionar a atuação do COFIP ABC até 2020, quando uma nova revisão será realizada. “Cada objetivo estratégico possui um rol de iniciativas, que serão conduzidas pela alta direção das empresas. Cada executivo representará um objetivo e coordenará uma equipe técnica especializada no tema envolvido, com objetivos, metas, prazos e responsáveis, de modo a garantir a plena execução de tudo o que foi acordado”, explica Ruiz.

 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. 

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim. 

 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 12 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br


 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ