NOTÍCIAS
 
Polo na Comunidade orienta como realizar os primeiros socorros

Organizado pelo COFIP ABC em parceria com o CCC, programa de palestras 
contou neste sábado (06/10) com ação realizada pela Braskem 

Mauá, outubro de 2018 – Prestar os primeiros socorros de maneira adequada pode salvar vidas. Este foi o alerta de Julio Cesar Vignatti, técnico de Segurança do Trabalho da Braskem, que neste sábado (06/10) ministrou palestra para moradores dos jardins Silvia Maria e Sonia Maria, em Mauá. A ação foi promovida pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC). 

O encontro integrou o programa de palestras Polo na Comunidade, organizado pelo COFIP ABC em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), fórum de relacionamento formado para ampliar o diálogo entre as indústrias associadas e as comunidades vizinhas. O foco do programa é conscientizar a população para a adoção de boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente. 

No início da palestra, Julio explicou as diferenças entre as ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU (192) e pelo Corpo de Bombeiros (193). Enquanto o SAMU é acionado em casos clínicos e relacionados a traumas, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado em situações que requerem resgates e salvamentos, como explosões e incêndios. 

O técnico de Segurança do Trabalho da Braskem contou que a parada cardiorrespiratória é a principal causa de morte em todo o mundo. “Infelizmente, muitas pessoas morrem por falta da prestação adequada dos primeiros socorros. A cada minuto sem realizar a massagem torácica, as chances de reanimar uma vítima em parada cardíaca diminuem 10%”, alertou. 

Em seguida, Julio explicou como a população pode oferecer suporte básico a uma vítima até a chegada do socorro especializado. Os primeiros socorros envolvem as seguintes etapas: 1- verificar a segurança do local, 2- avaliar o estado geral da vítima, 3- manter contato com o serviço de emergência e 4- monitorar e manter os sinais vitais da vítima. 

Outra orientação foi como fazer de maneira eficaz o contato telefônico com o serviço de emergência. “Antes de tudo, as pessoas precisam informar nome, telefone e endereço porque a ligação pode cair. Em seguida, devem fornecer dados sobre o estado da vítima para receberem orientações enquanto aguardam a chegada da viatura”, explicou. 

Ser rápido, manter a calma e passar tranquilidade para a vítima são posturas fundamentais durante a prestação dos primeiros socorros. “Às vezes a situação é controlável, mas a pessoa é dramática. Ela não pode se desesperar para não agravar a situação. É preciso saber interpretar o que está vendo porque isto pode evitar um desmaio”, exemplificou. 

Polo na Comunidade – Em parceria com o CCC, o COFIP ABC organiza periodicamente palestras que são destinadas à população do entorno do Polo, nos municípios de Mauá (Jardim Silvia Maria e Jardim Sonia Maria), Santo André (Capuava e Santo Alberto) e São Paulo (Parque São Rafael). Segundo Ana Govatto, coordenadora do CCC, o objetivo é oferecer às comunidades do entorno palestras sobre temas que sejam relevantes, com foco no tripé saúde, segurança e meio ambiente. “Nós priorizamos assuntos que possam ser aplicados ao cotidiano da população, sejam nas residências, nos locais de trabalho ou nos equipamentos públicos”, afirmou.

SOBRE A BRASKEM
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ