NOTÍCIAS
 
COFIP ABC realiza seminário com bombeiros sobre gestão de riscos tecnológicos


Iniciativa realizada na empresa Bandeirante Química, em Mauá, dia 27 de novembro,
reuniu cerca de 50 bombeiros militares do 3º Subgrupamento de Bombeiros 

Mauá, novembro de 2018 – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) promoveu um seminário com cerca de 50 bombeiros militares do 3º Subgrupamento de Bombeiros, que ficam alocados em dois postos de Mauá (Vila Noêmia e Jardim Zaira) e um de Ribeirão Pires (Centro). Realizada na empresa Bandeirante Química, em Mauá, dia 27 de novembro, a iniciativa focou em gestão de riscos tecnológicos com produtos químicos, para atuação integrada em caso de eventuais emergências.  

Por meio do COFIP ABC, os engenheiros Mauro Buffoni, gerente de Segurança de Processos da Oxiteno, e Ivan Freitas, gerente de Segurança de Processos da Cabot, foram os responsáveis por apresentar o Polo Petroquímico e a cadeia produtiva, oferecer informações sobre os principais equipamentos de processo e de segurança da indústria petroquímica e mostrar as medidas tomadas para o gerenciamento de riscos de processos. Além disso, foram apresentadas informações sobre produtos químicos em termos de proteção, segurança, saúde e meio ambiente, que são pontos de constante atenção de todas as empresas. 

Segundo Dilermando Nogueira Júnior, coordenador executivo do COFIP ABC, o objetivo do evento foi apresentar os riscos inerentes aos processos químicos, além de transmitir informações sobre os elevados padrões de segurança que são adotados pelas empresas para assegurar a proteção de seus ativos, tanto humanos como materiais. “Foi uma atividade fundamental para que os bombeiros pudessem conhecer ainda mais os produtos das empresas, sua importância no dia a dia das pessoas e as peculiaridades de seus processos de fabricação, pois atualmente eles estão bastante engajados nos simulados emergenciais que são realizados rotineiramente”, apontou. 

Para a capitã Kelly Fernanda e Silva, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros, a iniciativa foi importante porque proporcionou um maior alinhamento entre os bombeiros e os profissionais de segurança que atuam nas indústrias do Polo Petroquímico. “Os esclarecimentos foram enriquecedores, sobretudo quanto aos equipamentos e produtos manipulados nas indústrias do Polo Petroquímico, para o aprimoramento do atendimento a ser prestado pelos bombeiros de Mauá e Ribeirão Pires às indústrias petroquímicas”, contou a capitã. 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ