NOTÍCIAS
 
ARTIGO – Ano com resultados e um novo ciclo


O ano de 2018 foi muito importante para o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC), que avançou em seu planejamento estratégico, cujo foco é assegurar a sustentabilidade do complexo industrial em longo prazo. Neste ano, nós fortalecemos o relacionamento com a comunidade vizinha, por meio do Conselho Comunitário Consultivo, desenvolvemos diversos projetos de maneira conjunta com os órgãos públicos, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, e consolidamos a nossa posição de liderança na interface das empresas associadas com os diversos públicos de interesse. 

Entre as principais realizações do Comitê, destaca-se o seminário “Práticas Sustentáveis no Polo do Grande ABC”, que reuniu lideranças de organizações químicas, petroquímicas e entidades de classe para o compartilhamento das melhores práticas de gestão em sustentabilidade do Polo, como o levantamento dos indicadores de performance das empresas associadas, com importantes informações para o desenvolvimento da indústria, dentro do tripé da sustentabilidade – aspectos sociais, ambientais e econômicos. 

Desafios também não faltaram em 2018 para o grande time de voluntários que se dedicam ao Comitê. Juntos nós concluímos a estruturação do modelo de governança da entidade, responsável por estabelecer as práticas aceitas na gestão, fundamental para garantir uma comunicação transparente junto aos seus diversos públicos. Essa estruturação do modelo de governança é considerada uma inovação para entidades sem fins lucrativos, como o COFIP ABC, e já tem servido de modelo para os outros comitês de fomento industrial instalados no País. 

Na mesma linha, houve a reestruturação do Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava) com o desenvolvimento de regulamento interno, em utilização pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo como referência nos trabalhos junto a outros PAMs. Vale lembrar que o PAM representa o compromisso formal entre indústrias do Polo, o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Defesa Civil, que conjugam esforços para garantir maior eficiência no atendimento e no controle de eventuais emergências. 

Outro importante avanço no ano foi a ampliação do relacionamento entre as indústrias e a comunidade do entorno, por meio do Conselho Comunitário Consultivo, que somou forças na organização do primeiro ciclo de palestras interativas do programa Polo na Comunidade, lançado em maio com intuito de conscientizar a comunidade vizinha para a adoção de boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente. A iniciativa pioneira lançou as bases necessárias, ao mobilizar os conselheiros da comunidade e os colaboradores das empresas, para a ampliação do programa, que passará a contar com duas palestras mensais a partir de 2019. 

Já se somam quatro anos desde a fundação do COFIP ABC, sendo os primeiros dois dedicados ao aprendizado conjunto a respeito da forma de trabalho, sob o comando de Antonio Emilio Simões Meireles, diretor de Efetividade Industrial da Braskem; e os dois últimos anos, sob a minha gestão, focados na estruturação da entidade. Deste segundo ciclo, o COFIP ABC sai estruturado e reconhecido pelo papel de liderança no ABC, na interface de suas associadas com os públicos de interesse. Em 2019, inicia-se o terceiro ciclo, sob a presidência de Luis Pazin, diretor industrial de Químicos Sudeste da Braskem, cujo grande desafio será o processo de expansão da atuação do Comitê, com o aprimoramento do papel social, sobretudo, na interface com a comunidade vizinha. 
 

*Claudemir Peres é presidente do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC)

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ