NOTÍCIAS
 
Uso seguro do botijão de gás é tema de palestra


Realizada pela Liquigás em parceria com o Corpo de Bombeiros, iniciativa foi apresentada
 para moradores do Jardim Silvia Maria, Mauá, e do Parque São Rafael, São Paulo 

Mauá, março de 2019 – Conscientizar a população sobre o uso correto do botijão de gás para evitar a ocorrência de acidentes domésticos é o objetivo da campanha Chama Segura, que é realizada pela Liquigás em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Com palestra educativa e entrega gratuita de kits de instalação, a iniciativa foi apresentada para moradores do Jardim Silvia Maria, Mauá, e do Parque São Rafael, São Paulo, no sábado (23/3). 

A ação foi realizada em atendimento à demanda do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) –fórum de relacionamento entre a indústria e a comunidade vizinha ao Polo, organizado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC). O CCC solicitou à Liquigás que a iniciativa integrasse a agenda do programa de palestras Polo na Comunidade, que visa orientar sobre a adoção de boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente.  

Na apresentação, o bombeiro Márcio de Souza, cabo do Corpo de Bombeiros, utilizou botijão em corte para orientar sobre os cuidados necessários ao transportar, armazenar, manusear e instalar um botijão de gás. “Há acidente quando não há prevenção. Mangueiras, reguladores de pressão e braçadeiras têm prazo de validade, de cinco anos, e precisam ser trocados”, alertou. 

Souza também esclareceu dúvidas do público, como ações que devem ser tomadas em caso de suspeita de vazamento. “É preciso manter a calma, identificar o ponto de vazamento, abrir as janelas com cuidado e ligar para o Corpo de Bombeiros no telefone 193. O que propicia uma explosão é a geração de calor, então nunca devemos acender uma lâmpada nessa hora”, orientou. 

De acordo com Reinaldo Marcondes, gerente do Centro Operativo de Capuava da Liquigás, a iniciativa cumpre o papel de conscientizar para a cultura da prevenção. “A Liquigás assegura a entrega do botijão conforme os requisitos de segurança, mas o consumidor final também tem responsabilidade, como trocar os itens de conexão (mangueira, regulador de pressão e braçadeira) entre o botijão de gás e o fogão”, afirmou. 

Além da palestra, o Corpo de Bombeiros forneceu gratuitamente kits de instalação para as pessoas que levaram os kits antigos, que estavam fora do prazo de validade, em condições inadequadas de conservação ou fora de conformidade em relação às normas técnicas, com o objetivo de retirar de circulação equipamentos que poderiam gerar riscos.  

Segundo João Paulo Pereira, conselheiro comunitário e presidente da Escola de Samba Unidos do Silvia Maria, o encontro propiciou conhecimentos importantes para moradores do bairro, que deverão atuar como multiplicadores das informações. “Todos que tiverem botijão de gás em casa precisam saber dos riscos gerados pela falta de manutenção”, apontou. 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos.
Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ