NOTÍCIAS
 
Polo Petroquímico faz simulado de emergência

Empresas e órgãos públicos participam do treinamento dia 23 de maio, em Santo André, SP 

Mauá, maio de 2019 – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) coordenará simulado integrado de emergência com evasão de funcionários, que será realizado dia 23 de maio, a partir das 10h, no Polo Petroquímico, em Santo André, SP. Trata-se do segundo treinamento de segurança realizado pela entidade com o foco em aprimorar a atuação conjunta de empresas e órgãos públicos para eventuais situações de emergência. 

No simulado, haverá evasão de 2,5 mil funcionários, que atuam em 13 empresas (Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel). “O simulado de emergência representa o ponto alto do trabalho, porque coloca todo o planejamento à prova”, avalia Francisco Ruiz, gerente executivo do COFIP ABC. 

Treinamento – Para dar início à ação, uma das unidades da Braskem, a Q 3, irá simular um acidente com o transbordamento de gasolina do tanque de armazenamento, que provocará incêndio com vítimas. Assim que a unidade acionar o alerta de emergência, as brigadas das empresas e dos órgãos públicos, que compõem o Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava), irão se deslocar em direção à empresa. Ao todo atuarão no combate à emergência cerca de 60 brigadistas com 20 viaturas devidamente equipadas. Em paralelo, os funcionários das empresas seguirão para os pontos de segurança de suas respectivas organizações, orientados pelos coordenadores de evasão. 

O simulado terá o apoio do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Prefeitura de Santo André/ Secretaria de Segurança Cidadã/ Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), assim como a participação da Petrobras – Refinaria de Capuava (Recap). 

Com objetivo de garantir segurança na realização do simulado, um trecho da avenida Presidente Costa e Silva, em Santo André, será interditado para o trânsito de veículos. 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br 

SOBRE O PAM CAPUAVA

O PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo Capuava – é um compromisso formal entre empresas e órgãos públicos para a atuação integrada no atendimento a emergências no Polo Petroquímico. Por meio do PAM Capuava, uma empresa em situação de emergência pode recorrer ao apoio das outras, que liberam recursos humanos e materiais, para realizar a resposta com maior eficiência. Atualmente 11 empresas do Polo – Akzo Nobel, Bandeirante Química, Braskem (três unidades), Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, RECAP – Petrobras, Supergasbras, Ultragaz (duas unidades) e Vitopel – integram o Plano, que tem o apoio de órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU.    

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ