PAM/ NUDEC – POLO PETROQUÍMICO DO GRANDE ABC
 
 
O Polo Petroquímico de Capuava foi o primeiro surgido em nosso país, no final do ano 1960, como complexo ou agregado de indústrias petroquímicas de primeira e de segunda geração.

No aspecto de saúde e segurança ocupacional, cada empresa petroquímica organizou, individualmente, a sua área, especialmente no tocante a combate a emergências, espelhando-se no que havia de mais moderno na então existente e tradicional Refinaria União (atual RECAP - Refinaria de Capuava da Petrobrás), que foi primeira empresa alocada nessa área.

A busca da troca de experiências e do compartilhamento de recursos, de modo a otimizar os atendimentos a eventuais emergências em qualquer uma das empresas do Polo Petroquímico, fez com que surgisse a ideia de se constituir um grupo com o objetivo de estabelecer um PAM - Plano de Auxílio Mútuo, que atuasse em casos de grandes emergências, apropriando recursos materiais e humanos dos envolvidos e constituindo, desse modo, força considerável para o controle de emergências. Pretendeu-se, também, associar experiências e recursos para o estudo de problemas comuns, restrito ao campo da prevenção e combate a emergências.

O grupo foi então informalmente constituído a partir de 1973, decorrente de decisão adotada pelo GEHSIQP – Grupo de Estudo de Higiene e Segurança das Indústrias Químicas e Petroquímicas, com a adesão de algumas das empresas e com a parceria e participação do 8° Grupamento de Bombeiros, passando a ter a denominação de PAM - PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO. 

O PAM foi oficialmente constituído em 08 de agosto de 1986, formalizando-se o seu Estatuto, congregando as seguintes empresas, assim denominadas naquela época: Poliolefinas, Petroquímica União, Unipar, Oxiteno, Capuava Carbonos, Polibrasil, Ultraquímica e Chevron, além da parceria com o 8°Grupamento de bombeiros. Uma vez formalizado o plano, foi constatada a necessidade de elaborar o seu “Procedimento Operacional” e a respectiva “Disciplina de Comunicação”, que também foram implementadas nesse mesmo ano, para o atendimento racional e ordenado das emergências.

A partir dessa data, passou também a desenvolver atividades de intercâmbio de experiências, padronização dos equipamentos, realização de treinamentos simulados de controle de emergências envolvendo todas as equipes as das empresas integrantes e do Corpo de Bombeiros, com a participação das equipes de Atendimento Pré-Hospitalar e ambulâncias em atendimento e transporte aos acidentados, e outras atividades. Tudo, enfim, com vistas a um Plano de Auxílio Mútuo mais eficaz e eficiente.

Em 1988 a Petrobrás Refinaria de Capuava incorporou-se formalmente ao PAM. 

Objetivando uma ampliação das atividades e a responsabilidades perante a Comunidade vizinha, em 06 de setembro de 1995, em consonância com Coordenadoria Regional de Defesa Civil, e através do Decreto 5.432 do município de Mauá, o PAM transforma-se em Nudec Capuava (Núcleo de Defesa Civil de Capuava), desta forma consolidando-se em: PAM/Nudec Capuava “Plano de Auxílio Mútuo Núcleo de Defesa Civil de Capuava”.

Em 1996 a empresa Bandeirante/Resinor se incorporou ao PAM/Nudec Capuava, o mesmo ocorrendo com a empresa Vitopel do Brasil no ano de 2000. 

Em 2000 é iniciado o processo de auditoria de conformidades do estatuto pelas empresas participantes do grupo, as auditorias são bimestrais e os resultados apresentados em reunião.

Em 2001 é iniciado o registro de queda de balões nas empresas que fazem parte do PAM. O registro serve como parâmetro para ações mitigatórias a serem tomadas pelas empresas e com ações de conscientização junto à comunidade.

O Estatuto sofreu várias revisões, sendo a última realizada em 2016. 

O PAM conta oficialmente com 13 viaturas, 20 brigadistas treinados e materiais conforme descriminado em seu Estatuto, além dos recursos materiais e humanos do 8º Grupamento de Bombeiros. O grupo possui um sistema integrado de comunicação, para uma comunicação imediata entre as empresas e o Posto do Corpo de Bombeiros de Mauá, o qual é o mais próximo do Polo. O sistema adotado pelo grupo foi o digital com rádios de tecnologia TETRA e canal exclusivo e a licença está em nome do COFIP ABC. 

Desde a sua constituição, o PAM vem desenvolvendo uma série de atividades conjuntas, estabelecendo estreito contato de parceria entre as equipes de emergência das empresas, o Nudec e o pessoal do Corpo de Bombeiros. 

Estabeleceram-se vias internas, bem sinalizadas, interligando as diversas unidades industriais que propiciam, em casos de emergência, maior rapidez, bem como múltipla opção de acesso.

A avaliação técnica de equipamentos e produtos de combate a incêndio tem sido efetuada pelo grupo, que já se  constitui na área em considerável elemento de influência sobre os fabricantes quanto às exigências de qualidade técnica.

Em 2004 com o objetivo de ampliar sua divulgação, e fortificar a sua marca o PAM/NUDEC – Capuava alterou seu título para PAM/NUDEC – Polo Petroquímico do Grande ABC, após aprovação dos executivos e representantes técnicos das empresas participantes.

Em 2010 é iniciado o registro dos testes diários de rádio com as empresas e Corpo de Bombeiros como indicador mensal e em 2015 o sistema é alterado de analógico para digital com frequência exclusiva.

Em 2011 o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Mauá e Santo André integraram o grupo trazendo conhecimentos e participando dos simulados.

Em 2013 é criado o programa Prémio Destaque no qual as empresas são mensuradas e pontuadas mensalmente em relação ao atendimento dos requisitos do Estatuto. Ao final de cada ano com o fechamento das notas é programado um evento para a premiação das empresas e órgãos com a entrega de certificados e troféus, conforme a categoria que os
mesmos se classificaram.

Em 2015 é criado o Manual de Emergência, que serve de material de apoio aos brigadistas e órgãos de apoio para terem noção do local das empresas e conhecimentos dos produtos de maior risco e circulação. Nesse ano também a empresa AkzoNobel de Mauá incorporou-se ao PAM/NUPDEC. Também nesse ano foi criado o COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico do ABC que tem como objetivo fomentar a atividade industrial por meio de intercâmbio e disseminação das boas práticas entre suas associadas em frentes como: responsabilidade social, meio ambiente, saúde e segurança, sempre visando o desenvolvimento sustentável, o diálogo com a comunidade, com o poder público através de fóruns de discussões e com toda a cadeoia produtiva.

Em agosto de 2016, com o evento de comemoração de 30 anos de funcionamento formal do PAM/NUPDEC, é lançada a sua nova logomarca, mais moderna e desenvolvida por empresa especializada.

Em 2017 o Estatuto do PAM/NUDEC foi revisado e aprovado pela área jurídica de todas as empresas participantes e seu nome alterado para Regimento Interno do PAM Capuava.

Em 2017 também foram incorporadas as 02 unidades da empresa Ultragaz - unidade de Mauá e Capuava, no grupo.

Em 2018 foram incorporadas as empresas quantiQ (GTM), distribuidora de produtos químicos, Liquigás e  Supergasbras, ambas distribuidoras de GLP.

Atualmente, o PAM/NUDEC é composto pelas seguintes empresas e órgãos:

- Corpo de Bombeiros de Mauá (8º Grupamento de São Paulo);
- AkzoNobel – Mauá
- Bandeirante Química
- Braskem Q3
- Braskem PP-4 (Polipropileno)
- Braskem PE-7 (Polietilenos)
- Cabot do Brasil
- Chevron Oronite Brasil
- COFIP ABC
- Liquigás Unidade Mauá
- Oxiteno S/A – Unidades Petroquímica e Química
- quantiQ (GTM)
- RECAP – Petrobrás
- Supergasbras Unidade Mauá
- Vitopel do Brasil
- Defesa Civil de Mauá
- Defesa Civil de Santo André
- Defesa Civil de Ribeirão Pires (Convidada)
- SAMU de Mauá
- SAMU de Santo André
- Ultragaz Unidade Mauá
- Ultragaz Unidade Capuava

“Juntos somos mais fortes”

 
 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ