PERFIL ECONÔMICO DO POLO PETROQUÍMICO
 
 
Lançado em 1972, o Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. 

Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, tais como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, farmacêutico, perfumaria, fertilizantes e defensivos agrícolas, entre tantos outros.

Em estudo realizado em 2014 pela consultoria especializada MaxiQuim, a indústria química do Grande ABC, incluindo toda a cadeia produtiva apresenta números altamente expressivos:



Dentro desta cadeia produtiva do setor no ABC, o Polo Petroquímico isoladamente tem forte influência no desenvolvimento econômico e social da região, além de grande impacto direto na geração de emprego, renda e arrecadação tributária nos municípios de Mauá e Santo André.



Apesar deste papel fundamental para a região, o Polo do ABC vem registrando perda de competitividade e estagnação dos investimentos nos anos recentes, fatores que exigem uma agenda positiva que recoloque as indústrias locais no caminho do crescimento sustentável. Este é o foco do COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC e a razão principal de sua criação em 2015.
 
 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4548.4333 contato@cofipabc.com.br
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ