NOTÍCIAS
 
Polo mais competitivo e sustentável


*Por Eduardo Chicon 

Mediante o desenvolvimento intelectual e tecnológico das indústrias químicas, a manutenção se tornou fator de sustentabilidade. A combinação de estudos de confiabilidade com ações preditivas e preventivas assegurou confiança na entrega de produtos dentro de prazos e custos estabelecidos e, acima de tudo, segurança de trabalhadores e cuidado com o meio ambiente.  

No Polo Petroquímico do ABC, o desenvolvimento tecnológico está a todo vapor. Há uma infinidade de iniciativas sendo aplicadas nas empresas, que visam atualização de forma a identificar inovações aplicáveis, como tecnologias que ajudem os profissionais a obter melhores diagnósticos dos ativos em tempo real para tomada de ações antes da ocorrência de falhas. 

Em linhas gerais, a internet das coisas tem sido o foco das plantas, com monitoramento inteligente de máquinas para avaliação on-line do processo produtivo. A chegada da indústria 4.0, que permite obtenção de grande massa de dados em tempo real e estratificação rápida de diagnósticos dos ativos, tem enorme valor para a agilidade de ações e a sustentabilidade do negócio. 

A disseminação de boas práticas na área é feita pelo GT de Manutenção, do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC), cujo objetivo é fomentar a união das empresas do Polo para alavancar melhor sinergia entre as indústrias e disseminar boas práticas aplicadas, em especial, no controle de ativos e segurança de processos. 

Assim, o GT realiza uma série de atividades, como reuniões mensais em cada planta, com identificação de particularidades, como estrutura, rede de fornecedores e rotinas de manutenção, mas, sobretudo, boas práticas aplicadas. Recentemente, houve um workshop para disseminação do conhecimento destas boas práticas para os funcionários do Polo. 

O propósito dos workshops é criar vivência mais acessível aos profissionais que trabalham no chão de fábrica, técnicos e engenheiros, de modo que todos entendam o papel do GT de Manutenção, que é integrar equipes e disseminar conhecimento. Neste processo, cria-se uma sinergia entre as empresas e, assim, torna-se o Polo mais competitivo e sustentável.   

*Eduardo Chicon é coordenador do GT de Manutenção do
Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC)

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ