NOTÍCIAS
 
Polo Petroquímico leva palestras para moradores do entorno


Mauá, outubro de 2019 Compartilhar informações sobre temas de interesse da população nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente é o objetivo do programa Polo na Comunidade, que neste semestre iniciou a circulação de novas palestras sobre diferentes assuntos, em atendimento a pedido de moradores do entorno do Polo Petroquímico, entre os municípios de Mauá, Santo André e São Paulo.

As apresentações são realizadas pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) e pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em conjunto com a comunidade vizinha do Polo, que é representada pelo Conselho Comunitário Consultivo (CCC), fórum de relacionamento que visa ampliar o diálogo entre moradores do entorno e colaboradores da indústria. 

Em palestra sobre qualidade do ar, Carlos Barbeiro, consultor técnico do COFIP ABC e da Abiquim, apresenta as fontes de emissões atmosféricas e esclarece que a fumaça branca comumente vista no Polo Petroquímico é apenas vapor de água. “As empresas utilizam água para resfriar produtos, então muitas chaminés soltam vapor de água, que não é uma fonte de poluição”, explica o engenheiro especializado em Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
  

Barbeiro aponta ainda que um dos riscos para a saúde é a exposição a materiais particulados, que são poluentes suspensos no ar, emitidos, principalmente, por veículos leves e pesados com mais de 10 anos, por não serem dotados de catalisadores, uma parcela significativa da frota brasileira. “Um carro com mais de 10 anos solta 40 vezes mais poluentes do que um carro novo”, compara.

Um dos problemas apontados pelo engenheiro é a saturação do catalisador, que cumpre a função de filtrar os gases de escape, resultantes da combustão do motor, somente durante o período de cinco anos ou a rodagem de 80 mil quilômetros. Depois disso, é recomendada a troca do equipamento. “Se não for trocado, o catalisador deixa de fazer a função”, alerta.

Saúde
– Em outra palestra, Barbeiro fala sobre a tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que provoca disfunções na tireoide, glândula responsável pela produção de hormônios que regulam o organismo. “Trata-se de uma doença de origem multifatorial, o que dificulta o diagnóstico”, comenta.

Pesquisas científicas apontam que um dos fatores de risco é a ingestão de iodo, encontrado no sal. O excesso de iodo provoca o hipotireoidismo e a falta de iodo, o hipertireoidismo. “Nós tendemos a ter alta dosagem de sal iodado no corpo por conta do elevado consumo de produtos industrializados, que levam sal iodado como agente conservante”, aponta.

Em dois meses, o programa Polo na Comunidade já fez quatro apresentações, que alcançaram 167 moradores dos bairros Jardim Silvia Maria, Jardim Sônia Maria e Jardim Oratório (Mauá), Parque Capuava (Santo André) e Parque São Rafael (São Paulo). A proposta é agendar novas datas em 2020, conforme a demanda da comunidade vizinha. 

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

SOBRE A ABIQUIM
A Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química (www.abiquim.org.br) – é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ